Quer saber como funciona os principais meios de transporte na Austrália?
Diferentemente do Brasil, a Austrália é um país extremamente seguro com um transporte público de qualidade. São utilizados trens, metrôs, ônibus, bicicletas e até mesmo balsas. Nesse post vamos falar um pouquinho sobre como funciona o transporte nas principais cidades australianas, Sydney, Brisbane e Melbourne.
Em Melbourne, o transporte público é eficaz e abrange quase todas as áreas da cidade. O sistema de Melbourne é feito por trens, bondes (chamados de tram) e ônibus. Um aspecto positivo é que na região central da cidade os trams são gratuitos, sendo possível uma movimentação mais econômica para quem deseja visitar a cidade. Fora isso, é necessário adquirir o Myki Card, um cartão pré-pago que permite que você coloque crédito para utilizar o sistema de transporte público de Melbourne. O valor do cartão custa 6 dólares australianos e é recarregável. Os valores não são fixos e dependem das zonas dos trajetos realizados.
Em Brisbane a cidade também disponibiliza de algumas linhas de ônibus que são gratuitas. A cidade por possuir vários parques e rios, os moradores têm o hábito de andar muito de bicicleta na região, visto que a cidade disponibiliza de ciclovias pelo município. Para quem não têm bicicletas é possível realizar o aluguel, sendo que os primeiros 30 minutos são gratuitos. Porém, é necessário realizar um cadastro com um pagamento, se o tempo utilizado for menos de 30 minutos o usuário é reembolsado. O transporte público em Brisbane é cobrado por distância do trajeto, e também não possui valor fixo.
Já Sydney, como as outras cidades australianas, possuem um sistema de climatização nos seus ônibus. É importante ressaltar que muitas linhas de ônibus em Sydney não aceitam dinheiro, então é necessário que o usuário compre um cartão pré-pago o mais comum é o OPAL CARD.
Com esse cartão você consegue utilizar todos os meios de transporte, sendo o ônibus, trêm, Ferry (barco) e o Light Rail. Para adquirir o seu é super simples, basta comprar o OPAL em qualquer News Agency (similiar as casas lotéricas do Brasil) e fazer uma primeira carga deve AU$20.00 e o cartão será seu. Após essa primeira carga você pode abaster outros valores.
Além disso, existem linhas de trem que percorrem desde os subúrbios de Sydney até o centro. Os horários de funcionamento são das 05h da manhã até a meia noite. Além disso, Sydney conta com ferrys (barcos) que transportam os usuários do centro até as principais praias, como Manly, por exemplo. No percurso é possível ver os principais ponto turísticos como o Sydney Opera House e a Sydney Harbour Bridge. Os ferrys ainda disponibilizam de Wi-Fi gratuito.
Separamos algumas imagens dos transporte em Sydney.
E aí viajante, agora que já sabe como funciona o transporte público na Austrália você já pode se organizar para se locomover pelo maior país da Oceania. Quer começar a colocar em prática o seu plano para o país dos cangurus, entre em contato conosco que nós te ajudamos!
Boa viagem e nos vemos na Austrália!!
#transportepublicoaustralia #onibusaustralia #ciclismonaaustralia
1 comentário
Marcelo · 10/05/2021 às 12:07 pm
Esse texto vai me ajudar nos primeiros dias de intercâmbio, obrigaduuuuuuuu
Os comentários estão fechados.