Praias maravilhosas, estilo de vida vibrante e muitas oportunidades de trabalho e estudo. Fica fácil entender por que Sydney (Austrália) é o lugar ideal para quem sonha fazer intercâmbio!
Hoje você vai sentir o gostinho de como é viver nessa metrópole que está de braços abertos para o mundo. Descobrirá os principais pontos turísticos, quais as melhores instituições de ensino e como conseguir morar na bela cidade australiana. Vamos lá?
A cidade que era colônia britânica
Antes de falar sobre a Sydney atual, vale a pena conhecer as origens da região. Habitada por povos antigos durante muito tempo, a cidade foi avistada pela primeira vez no século XVII por povos europeus, precisamente no ano 1616. Porém, só em 1788 é que Sydney foi estabelecida como uma colônia britânica.
Desde então, o lugar teve uma grande evolução econômica, especialmente após a descoberta do ouro em Nova Gales do Sul (estado australiano), em 1851. O fato trouxe uma onda de imigrantes em busca de riqueza, impulsionando ainda mais o crescimento do local.
Durante esse período, a região tornou-se um importante centro comercial e cultural. A área passou por um processo de urbanização com a construção de edifícios governamentais, obras arquitetônicas e instituições financeiras.
Hoje, Sydney é a maior metrópole da Austrália, conhecida por ter uma excelente qualidade de vida e ser um importante centro financeiro, comercial e turístico da Oceania.
Principais atrativos de Sydney, Austrália
Confessa, alguma vez você já pensou que Sydney fosse a capital da Austrália, sim ou não? O engano acontece porque essa cidade é mais famosa para nós do que Camberra, a capital australiana de fato.
Um dos motivos dessa fama são os grandes atrativos que Sydney tem. Tanto os moradores, quanto os turistas, são encantados pelos benefícios de viver no lugar. A seguir mostraremos os principais!
1) Educação de qualidade
Quem deseja crescer na área profissional ou acadêmica, precisa conhecer as universidades presentes na cidade de Sydney.
O lugar possui algumas das melhores instituições de ensino da Austrália e do mundo, como a Universidade de Sydney, a Universidade de Tecnologia de Sydney e a Universidade Macquarie. Esses locais oferecem uma ampla variedade de cursos e programas universitários de alta qualidade.
Tanto é verdade que os estudantes internacionais têm a oportunidade de escolher excelentes graduações ou especializações, incluindo ciências, tecnologia, negócios, artes e engenharia.
Além disso, vale lembrar que Sydney é um centro econômico e empresarial importante, portanto oferece muitas chances de estágios e empregos. Assim, os alunos podem aplicar seus conhecimentos em ambientes propícios e desenvolver habilidades relevantes para suas futuras carreiras.
2) Lindos pontos turísticos
Poucas cidades no mundo possuem tanta beleza em seus pontos turísticos. Por exemplo, um lugar muito buscado é a Sydney Opera House, casa de espetáculos que é uma obra-prima da arquitetura moderna.
Fazer uma visita guiada, assistir a uma apresentação ou visitar as exposições que costumam acontecer são experiências únicas que ficam gravadas na memória.
Tão popular quanto, a Sydney Harbour Bridge é uma ponte icônica que oferece vistas espetaculares da cidade e do porto. Se você for aventureiro, pode até realizar uma escalada guiada até o topo da ponte.
Já quem ama passear ao ar livre, precisa ir à Bondi Beach, uma das praias australianas mais famosas. As águas cristalinas, o clima agradável e as lindas vistas são ótimas para aliviar o estresse do dia a dia.
Ainda há outros lugares que merecem ser visitados, como o espaço verde Royal Botanic Garden, a linda estação de barcos Circular Quay ou o tradicional bairro The Rocks. Perceba que sobram pontos turísticos em Sydney.
3) Diversas opções de lazer
Quando você estiver de folga dos trabalhos e estudos, poderá se divertir de diferentes maneiras.
Caso queira entender a cultura e a história do país, poderá conhecer os museus de Sydney e as famosas galerias de arte. É uma produção mais interessante que a outra!
Para quem curte atividade física, é possível jogar rugby, um dos esportes mais praticados na Austrália, fazer academia ao ar livre, caminhar nos parques abertos e na baía de Sydney, ou realizar outros exercícios.
Se, enfim, a ideia for conhecer a fauna e os animais australianos, uma boa pedida é ir ao Jardim Zoológico de Taronga, lugar que abriga uma ampla variedade de espécies, como coalas, cangurus, wombats e ornitorrincos, além de bichos exóticos de todo o mundo.
4) Vida noturna animada
Uma dúvida comum de estudantes de intercâmbio e turistas é o que fazer em Sydney, principalmente à noite. É sabido por muitas pessoas que a vida noturna na Austrália é muito animada e diversificada.
Se você deseja comer pratos deliciosos, existe a gastronomia típica australiana, muito comum nos bairros de Darling Harbour, Circular Quay e The Rocks. Caso você sinta saudade da saborosa comida tupiniquim, existem restaurantes brasileiros em Sydney bem conceituados.
Por outro lado, há bares e pubs ideais para aproveitar cervejas artesanais, coquetéis criativos, música ao vivo e atmosferas descontraídas. Bairros como Darlinghurst, Surry Hills e Newtown são ótimos exemplos.
Vale lembrar, por fim, que Sydney é conhecida por sediar eventos legais durante todo o ano. Esses acontecimentos incluem festivais de música, exposições de arte, festivais de comida e vinho, feiras culturais e muito mais!
Perceba que a metrópole oferece uma vida noturna diversificada e animada, com opções para todos os gostos e estilos.
5) Ótima localização
Ao vermos o mapa de Sydney – Austrália – vemos que a cidade tem uma localização estratégica e privilegiada, o que é um grande benefício para estudantes de intercâmbio.
A região normalmente é a primeira parada para os viajantes internacionais que chegam ao país, pois o Aeroporto de Sydney oferece conexões para diversos locais da Austrália e do mundo.
Além disso, quem vive na metrópole está a pouco tempo das sedes de empresas nacionais e internacionais, instituições financeiras e da bolsa de valores. Sua localização litorânea e a infraestrutura desenvolvida tornam-na um importante ponto de conexão para o comércio e os negócios no lugar.
Dicas para um intercâmbio bem-sucedido em Sydney
Diante de todos esses atrativos, sua vontade de comprar uma passagem para Sydney e realizar um intercâmbio certamente aumentou! Então chegou o momento de saber os principais detalhes de como ter uma ótima experiência sendo um estudante intercambista.
Tenha atenção ao visto e ao passaporte
De antemão, você precisa ter um passaporte brasileiro para viajar para a Austrália. A validade mínima exigida do documento, para entrar nesse país, é de seis meses a partir da data de chegada prevista, portanto fique atento.
Ademais, os estudantes brasileiros precisam solicitar um visto de estudante australiano para estudar em tempo integral em Sydney. Os requisitos para o visto incluem carta de aceitação de uma instituição educacional australiana, domínio do idioma inglês, comprovação financeira e seguro de saúde.
Caso tenha ficado com dúvidas, fale com a First Gate! A agência tem anos de experiência em intercâmbios australianos, ela saberá responder suas perguntas.
Busque adaptar-se à cultura local
Uma das vantagens de fazer intercâmbio em Sydney é que a população costuma ser bem receptiva aos estudantes, algo que naturalmente ajuda na adaptação.
Contudo, para facilitar ainda mais esse processo, pesquise com antecedência questões como: o clima e as temperaturas das cidades australianas, o estilo de vida das pessoas, as comidas populares, as principais diferenças em relação aos costumes brasileiros e os meios de transporte mais comuns na Austrália.
Fazendo isso, a adaptação acontecerá em um tempo recorde.
Escolha uma boa acomodação em Sydney
Alguns bairros de Sydney são populares entre as pessoas que vão para a cidade fazer um intercâmbio.
Por exemplo, Newtown está localizado a cerca de 4 km do centro da cidade e é conhecido por sua atmosfera descontraída e vida noturna animada. Por sua vez, Surry Hills fica próxima de várias instituições educacionais e tem opções de transporte convenientes.
Já em relação a moradias, existem dormitórios estudantis, casas compartilhadas e o famoso homestay, que consiste em morar com uma família australiana. Escolha a melhor opção de acordo com seu orçamento e preferências.
Explore as oportunidades de estudo
Para aproveitar ao máximo as oportunidades de estudo no país, você pode frequentar as escolas de inglês em Sydney (Austrália), usar bibliotecas, laboratórios e centros de tutoria das instituições, participar de atividades extracurriculares e fazer networking com professores e outros estudantes.
Esteja aberto para aprender, explorar e se envolver ativamente na vida acadêmica e na comunidade estudantil desta grande cidade.
Faça o seu intercâmbio em Sydney com a First Gate!
Agora que você conhece os benefícios de estudar e morar em Sydney, é hora de dar os primeiros passos para fazer o tão sonhado intercâmbio!
Somos a First Gate, a agência que proporciona as melhores oportunidades para os estudantes intercambistas. Conosco você terá todo o apoio e segurança necessários para viver uma experiência incrível de intercâmbio na Austrália.
Olha os serviços que você poderá aproveitar:
– Cursos e workshops para aprimorar o seu inglês
– Passagens aéreas promocionais
– Ajuda para encontrar o lugar ideal para sua acomodação na Austrália
– Transporte do aeroporto até a sua casa australiana
Está pronto para realizar seu sonho e ter uma experiência enriquecedora fora do Brasil? Entre em contato agora para conhecer mais vantagens ou tirar dúvidas!