Primeiros habitantes da Austrália

Acredita-se que os povos aborígenes australianos vieram originalmente da Ásia através do Sudeste Asiático insular (agora Malásia, Cingapura, Brunei, Timor Leste, Indonésia e Filipinas) e há pelo menos 45.000 anos. Porém, com base em pesquisas em sítios arqueológicos, alguns cientistas afirmam que os primeiros humanos chegaram consideravelmente mais cedo, talvez entre 65.000 e 80.000 anos atrás, conclusão esta consistente com o argumento de alguns estudiosos de que a migração de humanos anatomicamente modernos para fora da África e áreas adjacentes do Sudoeste Asiático para o Sul e Sudeste Asiático ao longo da chamada Rota do Sul antecedeu a migração para a Europa.

Na Australia, há evidências de comportamentos sociais complexos muito antigos, incluindo cremação há mais de 40.000 anos atrás, ornamentação pessoal (contas de conchas) há 30.000 anos, comércio de objetos de longa distância antes de 10.000 anos atrás, bem como artes ancestrais com mais de 20.000 anos, sendo mais antigas que dos europeus pré-históricos.

Por volta de 16.000 a.c. a 13.000 a.c. a Austrália sofreu um aumento na aridez, com menos chuvas e temperaturas inferiores às atuais. Deu-se então 13.000 a.c.  o fim da era glacial que segundo lendas aborígenes foi muito repentina. Esses indígenas tiveram assim que se adaptar às mudanças do clima, fauna e flora. 

Nesse período grandes áreas começaram a ser inundadas, assim lugares com Tasmânia, Cangaroo Island e Papua Nova Guiné foram isoladas do continente australiano e pessoas e animais nesses lugares se desenvolveram separadamente. Porém nem todos sobreviveram, por exemplo, povos em ilhas do Estreito de Bass, assim como de Cangaroo Island, sucumbiram. Há 6.000 anos o nível do mar então alcançou os níveis atuais e assim isolou totalmente a ligação por terra entre a Austrália e continente asiático. 

Foi então nos últimos 5.000 anos, junto com o melhoramento do clima, aumento de chuvas e temperatura, que ocorreram os maiores avanços dos indígenas australianos. Foram por esses anos o que os aborígenes desenvolveram diversas ferramentas e o uso da agricultura como meio de sustento. Os aborígenes também praticavam certo tipo de comércio, no qual danças e músicas eram negociadas por comida, pedras preciosas, sementes e conchas, entre outros.

Foi criada nesses anos uma sofisticada estrutura da sociedade tribal, com história, religião, leis e regras transmitidas através do “Dreamtime” (com a tradução de tempo do sonho) que abrangia toda a sociedade, independentemente da língua ou dialeto das tribos. Além disso, a cultura aborígene consegue facilmente transmitir temas como religião, moral, ecologia, comédia e arte ao mesmo tempo, coisa que nossa sociedade, de descendência européia, só consegue tratar independentemente.

Porém, a chegada do Capitão James Cook em 1770 marcou o início do fim deste esse antigo modo de vida. Desde a invasão europeia em 1788, o povo aborígine foi oprimido em um mundo totalmente estranho à sua cultura. Estima-se que mais de 750.000 aborígenes habitavam o continente insular nessa época. Porém essa população sofreu muito, tanto com a chegada de doenças trazidas do exterior (que primeiramente dizimaram a população imediata das tribos de Sydney), quanto perseguição direta, maltrato, encarceramentos, assassinatos, dentre outras atrocidades.

Foi finalmente, em fevereiro de 2008, que o primeiro-ministro Kevin Rudd emitiu um pedido formal de desculpas pelos maus-tratos passados ao povo aborígine. Isso deu-se após crescentes solicitações, durante o século XX, para que o governo australiano pedisse desculpas ao povo aborígine pelos abusos sofridos sob administrações anteriores.

Fonte:
Wikipedia: https://en.wikipedia.org/
Enciclopédia Britânica: www.britannica.com

Aboriginal Heritage Office: www.aboriginalheritage.org/

Este foi apenas o resumo da história dos Aborígenes, os primeiros humanos a chegarem na Austrália, porém muito mais há a se conhecer sobre esses povos bem como outros que também estiveram pelo continente. Fique de olho em nosso blog, pois em breve publicaremos mais sobre a história da Austrália e cultura de seus povos.