Quer saber quais animais você vai encontrar no seu intercâmbio aqui na Austrália?
Conheça um pouco mais da peculiaridade da biodiversidade australiana nesse post. Mesmo com muitos cangurus, descubra mais sobre os outros animais que habitam o país.
Apesar da Austrália ser conhecida por terra dos cangurus, o país ainda possuí inúmeras e diversas formas de vida por todo o seu território. Um grande diferencial da Austrália em relação aos outros países é que devido a sua localização geográfica, além de ser uma ilha isolada, é que a sua posição favoreceu a biodiversidade do território, fazendo com que a Austrália possua formas de vidas únicas. Se você tem medo de aranhas, cobras e crocodilos esteja preparado pois esses animais são bastante comuns por lá. As aranhas e cobras podem ser encontradas por todo território, mas em relação aos crocodilos, eles não costumam habitar a costa leste como Sydney, Melbourne, Brisbane ou Gold Coast, esses animais são mais comuns no norte do país, perto de Darwin por exemplo (quer saber um pouco mais sobre o clima da Austrália, leia mais aqui).
Um fato curioso é que existe em torno de 55 espécies de cangurus e wallabies na Austrália, e eles pertencem a família dos marsupiais, a qual os coalas também fazem parte. Os wallabies basicamente são cangurus de porte menor, porém possuem algumas diferenças. Eles possuem patas menores aos dos cangurus e vivem em bosques, enquanto os cangurus vivem em planícies, alimentando-se de folhas e vegetais, igualmente aos wallabies. Além disso, essa espécie possui cores mais vivas enquanto os cangurus possuem uma cor mais neutra. Por fim, os cangurus geralmente vivem de 5 a 10 anos a mais que os wallabies, beirando os 20-25 anos.
Outro animal típico da Austrália e conhecido por ser o maior carnívoro do país é o dingo, um cachorro carnívoro e selvagem. Nas zonas rurais do país é considerado como uma peste pois se alimenta das ovelhas e galinhas dos fazendeiros, mas em compensação se alimenta também de sapos, cobras e outros animais. Em função do seu perigo as fazendas, foi construída a maior cerca do mundo no sudeste australiano entre 1880 e 1885 para proteger a vegetação do sul da Austrália desses animais. Com o impacto humano, houve alterações no ecossistema australiano de ambos os lados, como, por exemplo, uma maior população de cangurus do lado da cerca que os dingos não estão presentes, juntamente com coelhos e emos, enquanto no outro lado da cerca a presença de cangurus e emos diminuiu. O fato é que os dingos são animais fundamentais para a balança e cadeia alimentar australiana.
Caso desejar veja as informações sobre toda flora e fauna no site oficial de NSW.
E aí viajante, agora que já sabe conhece um pouco mais sobre biodiversidade australiana você já pode começar a imaginar como será o seu encontro com os cangurus. Quer começar a colocar em prática o seu plano para a Austrália, entre em contato conosco aqui que nós te ajudamos!
Boa viagem e nos vemos na Austrália!!
#animaisaustralianos #faunaaustraliana #cangurunaaustralia