Você até sabe que existe diferença do inglês americano para o australiano, mas será que já aprofundou no assunto? Quanto antes houver entendimento do tema, mais fácil será sua comunicação em uma viagem ou intercâmbio na Austrália.
Nas linhas seguintes, mostraremos as principais mudanças em relação à pronúncia, gírias e regras gramaticais entre os dois idiomas, e como se adaptar mais rapidamente a essas diferenças!
A origem do inglês australiano
Como é amplamente conhecido, a Austrália é um país que tem como língua oficial o inglês, mas se engana quem pensa que sempre foi assim.
O inglês australiano tem suas raízes na chegada dos colonos britânicos ao país em 1788. Eles falavam algumas variedades do idioma, provenientes de diversas partes do Reino Unido.
Com o passar do tempo, o crescimento da população e o isolamento geográfico da Austrália, essa língua começou a ter influência das condições locais, sobretudo dos dialetos dos nativos que viviam na região.
Foi assim que nasceram vocabulários, pronúncias, gramática e expressões distintas entre o inglês australiano e os demais.
Principais diferenças entre o inglês americano e australiano
Quem pretende realizar cursos na Austrália, sabe da importância do Inglês para ter um ótimo intercâmbio. Porém, a maioria dos estudantes está acostumado com a versão americana do idioma, o que pode gerar algumas dificuldades nos primeiros dias no país.
As diferenças entre as duas línguas são observadas em certos aspectos e expressões. Abaixo separamos as mais comuns.
1) Pronúncia
Quando vemos moradores da Austrália e dos Estados Unidos conversando entre si, a primeira coisa que notamos são as divergências nas pronúncias de alguns termos que têm vogais, o “R” pós-vocálico e as letras “L” e “T” no fim das palavras. Olha só!
Vogais
O inglês australiano tem uma pronúncia mais próxima a do inglês britânico. Assim, a vogal “A” em palavras como “dance” é frequentemente pronunciada como “dahns”. Enquanto que no inglês americano esse som é mais fechado, parecendo com “dæns”.
Por sua vez, a vogal “O” em palavras como “cot” é muitas vezes falada como “kot”. Na versão estadunidense, é comumente dita como “caht”.
“R” pós-vocálico
No que diz respeito ao “R” pós-vocálico, no inglês australiano ele é pronunciado de forma mais suave. Por exemplo, a palavra “car” pode ser proferida como “cah” ou “ca”.
Em contrapartida, na língua inglesa americana, a letra tende a ser falada de um jeito mais claro, tanto que a palavra “car” é dita como “car” com a letra “R” sendo articulada normalmente.
“L” e “T” no fim das palavras
No inglês australiano, os sons de “L” e “T” no fim das palavras são levemente suavizados ou até mesmo omitidos. Quer ver? Quando eles dizem “school”, normalmente pronunciam como “skoo”, do mesmo modo que “left” é falado como “lef”.
No americano, essas duas letras ficam com o som mais claro no término das palavras, soando como “skool” e “left”.
2) Vocabulário
A segunda diferença entre o inglês australiano e americano são os termos usados no dia a dia. Por causa das influências históricas, culturais e regionais que moldaram cada país, os vocabulários possuem algumas distinções.
Podemos ver isso em vários casos. Enquanto os australianos usam a palavra “lollies” para se referir a doces ou balas, “capsicum” para o pimentão e “thongs” para chinelos, os americanos usam “candy”, “bell pepper” e “flip-flops”, respectivamente.
Se aprofundarmos mais, poderíamos ver maiores diferenças no vocabulário da construção civil, advogados, médicos e outras profissões comuns nos dois países.
3) Ortografia
Embora a base da ortografia seja a mesma (alfabeto romano), o inglês australiano e americano difere na escrita de algumas palavras específicas. Por exemplo:
– Cor fica “colour” em australiano e “color” em americano.
– Favor é “favour” em australiano e “favor” em americano.
– Centro fica “centre” em australiano e “center” em americano.
– Metro é “metre” em australiano e “meter” em americano.
– Viajando fica “travelling” em australiano e “traveling” em americano, ou seja, com apenas um “L”.
– Vizinho é “neighbour” em australiano e “neighbor” em americano.
Vale lembrar que com o uso crescente da internet e das mídias internacionais, essas diferenças na ortografia são vistas com maior familiaridade e aceitação em ambos os idiomas, e não causa grandes dificuldades.
4) Expressões idiomáticas
As expressões idiomáticas são frases que têm significados diferentes do sentido literal das palavras que as compõem. Elas são usadas para transmitir ideias, sentimentos ou situações específicas de um jeito mais figurativo.
No inglês australiano existem algumas que normalmente não são vistas no americano:
– “No worries” significa “sem problemas” ou “não se preocupe”. É usada para tranquilizar alguém.
– “Fair dinkum” é uma expressão utilizada para enfatizar que algo é genuíno, autêntico ou verdadeiro.
– “She’ll be right” significa que tudo ficará bem ou que a situação será resolvida de alguma maneira.
– “Bite the bullet” é utilizada para enfrentar uma situação difícil ou desagradável corajosamente, sem hesitar.
5) Gramática
Para fechar a lista de principais diferenças entre o inglês australiano e americano, podemos citar a gramática. Apesar de ambos os países compartilharem a mesma estrutura gramatical básica do inglês, há algumas mudanças sutis que surgiram ao longo do tempo.
Uso do Present Perfect
No inglês americano, é mais comum usar o Simple Past (passado simples) em situações em que o inglês australiano pode usar o Present Perfect (presente perfeito). Por exemplo, no americano fala-se “I ate lunch.” (eu almocei), já no australiano diz-se “I’ve eaten lunch.” (Eu já almocei).
Uso do Present Continuous
Em certos casos, a versão americana pode usar o Present Continuous (presente contínuo) de forma mais ampla do que na Austrália, especialmente quando se refere a planos futuros ou ações temporárias.
Isso fica evidente quando traduzimos a frase “Eu vou à loja amanhã”. Nos Estados Unidos fica “I’m going to the store tomorrow”, enquanto que os australianos falam “I’m going to the shops tomorrow”.
Preposições
Em algumas situações, as preposições podem ser usadas de forma diferente nas duas variantes da língua. Olha só: no inglês americano escreve-se “on the weekend” (no fim de semana) e no australiano fica “at the weekend”.
Artigos definidos
O uso dos artigos definidos também pode mudar de acordo com o contexto. Por exemplo, um norte-americano falaria “Eu estou indo para o hospital” da seguinte forma: “I’m going to the hospital”.
Por outro lado, quem vive na Austrália está acostumado a omitir o artigo definido em determinadas expressões, portanto ele diria: “I’m going to hospital.”
Dicas para adaptar-se ao inglês australiano
Uma das razões para estudar na Austrália é a chance de melhorar a fluência no inglês. Diríamos que boa parte das pessoas que desejam fazer um intercâmbio têm esse objetivo.
Para se adaptar ao inglês australiano mais rapidamente, é útil seguir algumas dicas e estratégias que ajudarão a melhorar a compreensão e comunicação na língua.
1) Pratique com falantes nativos
Certamente é uma das dicas mais importantes! Interagir com falantes nativos é uma ótima maneira de melhorar sua habilidade de entender e falar em inglês australiano.
Ao ter esse hábito, você tem contato com sotaques, entonações e pronúncias que te ajudarão a se acostumar com os sons do idioma e a assimilar melhor o que está sendo dito.
Além disso, os australianos podem oferecer um feedback valioso sobre sua fala, gramática e vocabulário, corrigindo erros e fornecendo orientações para aprimorar suas habilidades.
A prática do idioma com os nativos pode acontecer por meio de grupos de conversação, redes sociais, aulas presenciais e intercâmbio.
2) Assista a filmes, programas e podcasts
Consumir o entretenimento australiano é um jeito divertido de se adaptar à língua do país. Filmes, programas e podcasts são ricos em vocabulário e expressões usadas no dia a dia. Você terá a chance de aprender palavras e gírias naturalmente.
Para aproveitar ao máximo esses conteúdos, veja e ouça com total atenção para captar entonações e gírias. Use legendas em inglês e acompanhe o diálogo com tranquilidade.
Se você encontrar uma cena ou conversa desafiadora, não hesite em rever várias vezes. Isso pode ajudá-lo a assimilar o contexto e a melhorar sua compreensão.
3) Leia livros e artigos australianos
Existem diversos assuntos que você pode estudar na Austrália, um bom jeito de se preparar para eles é lendo os livros e artigos do país.
Um dos principais benefícios desse hábito é a construção de um vocabulário mais rico e profundo. A leitura expõe você a palavras e expressões comuns no inglês australiano que podem ser usadas no cotidiano.
Ademais, nos textos você encontrará diferentes estruturas gramaticais e termos que nunca ouviu, o que auxiliará seu entendimento de gramática e escrita.
Como fazer um intercâmbio na Austrália?
Que tal ver de perto as diferenças do inglês australiano para o americano? Fazer um intercâmbio na Austrália é uma experiência maravilhosa e colocará seus estudos e currículo em um novo patamar!
A First Gate é uma agência que dá as melhores oportunidades para os intercambistas. Você terá acesso a cursos e workshops para aperfeiçoar o seu inglês, passagens aéreas promocionais, ajuda para conseguir acomodação e muito mais!
Invista no seu presente e futuro! Entre em contato agora para conhecer outras vantagens e tirar dúvidas!