Se você quer fazer intercâmbio na Austrália, ficar fera no inglês e vivenciar a sua cultura do jeito mais mágico, saiba que a comprovação financeira é um dos pré-requisitos para conseguir um visto australiano para estrangeiros.

Há quem imagine que se trata de muita papelada chata de tirar, mas fique tranquilo: hoje vamos te orientar da forma mais prática para que você consiga, de uma vez por todas, preparar a sua comprovação sem dor de cabeça!

O que é a comprovação financeira para intercâmbio?

Comprovação financeira

Essa é a forma de garantir que os estudantes tenham recursos financeiros suficientes para cobrir suas despesas durante a estadia no país, e ajuda o governo a evitar que a Austrália receba imigrantes com independência financeira.

Uma das razões do visto de estudante ser rejeitado na Austrália é quando o Departamento de Imigração e Fronteiras (Department of Home Affairs) não recebe a comprovação financeira da forma esperada, então leve bem a sério o que vai aprender aqui hoje, ok?

Pense que a Austrália já atingiu 25% da população feita só por imigrantes, então para que eles mantenham uma boa gestão dos seus recursos junto à população local, a comprovação é um dos requisitos mais importantes para tirar visto!

Para que serve?

Para quê serve a comprovação financeira?

De maneira simples, a comprovação financeira na Austrália é necessária para provar às autoridades migratórias que o estudante tem capacidade financeira para arcar com os custos de acomodação, mensalidades acadêmicas, alimentação, transporte, seguro de saúde e outras relacionadas ao seu tempo de estudo.

É isso que garante que os estudantes internacionais não enfrentem dificuldades financeiras durante sua experiência no país, evitando situações em que não tenham recursos suficientes para se sustentar e possam se tornar uma carga para o sistema de saúde australiano, ou para sua assistência social.

Achou pesado? Mas é exatamente para isso mesmo que serve, mas não precisa se estressar: este processo pode ser mais simples do que você imagina!

Geralmente, a comprovação financeira é realizada através de extratos bancários, declarações de renda, bolsas de estudo, patrocínios ou outras provas que, com ajuda da agência de intercâmbio certa, você consegue demonstrar com tranquilidade o que precisa sem enfrentar nenhuma burocracia. Basta exportar os documentos solicitados, e a equipe cuida de tudo por você!

Quais documentos são necessários para comprovar a capacidade financeira?

Declaração de imposto de renda

A verdade é que a lista de documentos pode variar de acordo com a situação de cada intercambista. Se você realizou algum financiamento de intercâmbio, possui investimentos em rendas fixas ou variáveis, ou fez empréstimo, a forma como fazer a comprovação de renda pode mudar. Por isso, recomendamos que esteja bem acompanhado e orientado por profissionais.

O extrato bancário serve como comprovante de renda quando apresenta um histórico sólido de todos os seus fundos disponíveis. Isso pode incluir contas correntes, poupança e até investimentos.

Uma dica de como fazer um bom currículo para intercâmbio: tenha todos os seus recursos em conta no momento de planejar sua viagem!

Declaração de patrocínio (caso algum parente seu ou empresa esteja te dando suporte financeiro para a viagem), declaração de imposto de renda, comprovação de bolsa de estudos ou financiamento para o intercâmbio e até cartas bancárias podem apoiar a sua comprovação financeira para visto na Austrália.

O importante é sua agência de intercâmbio seguir as diretrizes específicas do Departamento de Imigração e Fronteiras da Austrália (Department of Home Affairs) de acordo com o seu tipo de situação pessoal, para que o consulado australiano local não recuse o seu visto, ok?

Valor mínimo

Logo chega a dúvida mais importante de tantos intercambistas: “o quanto preciso comprovar para tirar visto“? A verdade é que este valor pode variar de acordo com o seu tipo de visto (se envolve trabalho ou se é só de estudante) e tempo do seu programa de estudos.

Em média, podemos considerar que é preciso ter no mínimo AU$63.000 em renda tributável, caso o seu imposto de renda para a Austrália seja utilizado como comprovante. Vale ressaltar que este pré-requisito é um exemplo, e pode ter alterações conforme o Departamento de Imigração australiano.

Enquanto isso, para um programa de estudos de 12 meses, o requisito mínimo pode ser de aproximadamente AU$21.000, a fim de cobrir as despesas com acomodação, alimentação, transporte e outras necessidades básicas, fora o que seria preciso investir com as mensalidades do seu curso.

Dicas para obter a comprovação financeira com sucesso

Enquanto o valor de comprovação financeira à Austrália varia, alguns pontos de atenção são comuns a todos os intercambistas independente do período de tempo em que estiver no país ou do que você pode estudar na Austrália.

1. Planeje com antecedência e economize

Planejamento e economia

Estabeleça metas de economia mensais para acumular os fundos necessários. Corte gastos desnecessários e considere formas de aumentar sua renda. Quanto mais tempo você tiver para economizar, mais fácil será atingir o requisito financeiro exigido pelo Departamento de Imigração!

2. Organize e documente suas finanças

organização e documentação

Isso inclui extratos bancários, declarações de renda, comprovantes de bolsa de estudos ou patrocínio financeiro, entre outros documentos relevantes.

Se com o tempo organizar tudo em uma pasta na nuvem, o momento de entregar todo o conteúdo à sua agência de intercâmbio será rápido e o seu pedido para tirar visto será mais ágil. Certifique-se de que todos os documentos estejam atualizados e sejam facilmente acessíveis para incluir na sua solicitação de visto!

3. Seja transparente e consistente

Não pense em mentir, omitir ou falsificar qualquer tipo de arquivo. Isso pode te trazer consequências muito mais sérias do que ter o visto ser recusado, ok?

Forneça informações precisas sobre suas finanças, incluindo detalhes sobre suas fontes de renda, contas bancárias e quaisquer outras formas de suporte financeiro.

3. Conte com uma agência de intercâmbio competente

Uma das razões para estudar na Austrália é o encanto que o país proporciona, desde visualmente falando até os seus hábitos culturais. Já pensou arriscar o seu visto ser aprovado ou ter problemas com sua hospedagem porque confiou em uma agência que não tinha a expertise necessária para te atender?

É melhor contar com quem já levou milhares para a Austrália, como a First Gate! Essa é sua maior garantia de que não vai sofrer com dores de cabeça ou decepções.

Vou ficar muito tempo! Eu também faço Imposto de Renda na Austrália também?

Na Austrália, o sistema de imposto de renda é gerenciado pela Australian Taxation Office (ATO). Para intercambistas, cada caso é um caso! Você deve se preocupar em como fazer para declarar renda no país somente caso o seu programa tenha como foco trabalhar no país, combinado?

Primeiro, obtenha um TFN (Tax File Number)

Antes de começar a trabalhar e pagar impostos na Austrália, obtenha um TFN: um número de identificação pessoal exclusivo usado para fins fiscais. É como se fosse uma espécie de “CPF” para te rastrear na Austrália quanto aos seus ganhos. Viu só a importância de contar com uma boa agência para te orientar? Tudo começa por aí!

Registre tudo que ganhar!

registre o que ganha

É importante manter registros precisos de sua renda, despesas e deduções ao longo do ano. Isso pode incluir contracheques, extratos bancários, recibos de pagamento e outros documentos relevantes. Guarde tudo que puder: você vai precisar! Uma pasta no Google Drive é um bom jeito de deixar tudo reunido ao final do mês.

Declarando a renda: como faz?

A renda obtida durante o intercâmbio de trabalho, como salários ou ganhos de investimentos, deve ser declarada no imposto de renda anual. A ATO oferece detalhes em seu site sobre como preencher a declaração de imposto de renda.

Um bom profissional na sua agência de intercâmbio poderá te mostrar onde ler as instruções. Espere ver tudo em inglês, então sem mistério até aí!

Não sei fazer! E agora?

Contrate um agente de impostos! Ele é como o “contador” brasileiro na Austrália! Além de cuidar de toda a declaração por você, ele ainda vai buscar abater o máximo possível de valores na sua declaração.

Lembre-se: este tipo de declaração financeira só é relevante para quem passar no mínimo 10 meses na Austrália com visto de trabalho. Se o seu visto é de estudante e seu programa focará em estudo, a única comprovação financeira com a qual deve se preocupar é a que é necessária para emissão do visto, combinado?

Financiamento e empréstimo para intercâmbio na Austrália

Comprovante de renda

Alguns bancos oferecem os chamados empréstimos estudantis que são específicos para investir em programas de intercâmbio, o que te ajuda a cobrir despesas com mensalidades acadêmicas, acomodação, livros e outros custos.

Outra opção pode ser um programa de financiamento educacional, que pode vir de uma iniciativa privada ou do próprio governo. Ele é muito baseado em mérito acadêmico, então é bastante buscado por quem pensa em programas de High School ou graduação na Austrália.

Recomendamos que preste o máximo de atenção a cada linha de qualquer contrato ou acordo proposto. Para assumir um financiamento, é preciso ter a certeza de que terá o retorno sobre o investimento realizado no seu intercâmbio, porque optando pelo financiamento as suas despesas finais serão maiores em comparação à possibilidade de desenvolver um plano financeiro e econômico para viabilizar o seu intercâmbio desde cedo.

Austrália: melhor país para estudar fora!

Para realizar a sua comprovação financeira para intercâmbio na Austrália sem dor de cabeça, garantir a viagem dos seus sonhos com o máximo de praticidade e viajar tranquilo, é só falar com a nossa equipe e te explicamos todos os detalhes no programa que mais se encaixa aos seus desejos.

E então? Vamos conversar?

Quero fazer intercâmbio
Categorias: Australia