Para evitar surpresas no intercâmbio, você deve saber de cor a diferença entre college e university. Esse é o primeiro passo para planejar seus estudos no exterior de forma tranquila e sem erros.

 Por isso, preparamos um guia completo e informativo sobre tudo que você precisa entender para escolher a melhor instituição de ensino, de acordo com o seu objetivo. Confira as próximas linhas!

Entenda o que é um college

Se você sabe qual a diferença entre faculdade e universidade no Brasil, ficará fácil entender as distinções entre college e university.

O termo “college” normalmente significa faculdade em inglês, ou seja, um local onde cursos de determinadas áreas podem ser feitos. No entanto, Canadá, Estados Unidos e Austrália divergem um pouco sobre as características desse tipo de instituição.

Para os americanos, a palavra se refere a um lugar menor que oferece graduações mais curtas, como artes liberais, negócios e ciências.

Já os canadenses usam o termo para se referir aos institutos que dão formações técnicas e práticas nas áreas de tecnologia, saúde, design, entre outras.

Por fim, na Austrália o college está mais associado ao famoso “segundo grau” e a locais que dão cursos específicos não tão relevantes quanto aos de ensino superior.

College

E University, o que é?

Quando o assunto é University (universidade em inglês), raramente há confusão. Na maioria dos países é uma instituição que oferece cursos de graduação, especialização e programas de mestrado e doutorado.

Geralmente são locais maiores que dão oportunidades a mais estudantes e profissionais. Na Oceania, por exemplo, existem lugares gigantes e com uma qualidade de ensino admirável. Essa é uma das razões que levam as pessoas a estudarem na Austrália.

O interessante é que as Universities tendem a enfatizar a pesquisa acadêmica. Muitas delas têm centros de estudo de renome em inúmeros assuntos.

Principais oportunidades em colleges

Agora que vimos as diferenças entre college e university, vale a pena conhecer as melhores oportunidades de estudo para brasileiros no exterior, afinal fazer intercâmbio é uma chance de ouro para crescer na vida.

Como college significa coisas diferentes na Austrália e em outros países, falaremos de cada um separadamente.

College em terras australianas

O ensino médio é uma fase especial por vários motivos. Há inúmeras descobertas, aprendizados e evoluções próprias da adolescência. Se esse momento for vivido em um país fascinante como a Austrália, tem tudo para ser ainda mais proveitoso.

O programa de intercâmbio do high school permite que os estudantes passem semestres em uma escola australiana, junto com os nativos. Possibilidades assim mostram a importância de falar Inglês, já que apenas quem se comunica no idioma está apto às vagas.

Uma das vantagens dessa experiência é a participação em atividades extracurriculares oferecidas pela escola, como esportes, artes, clubes e eventos sociais. Isso ajuda os intercambistas a crescerem em conhecimento, fazerem novas amizades e se integrarem à comunidade local. 

College em outros países

Como vimos, o college nos Estados Unidos e no Canadá é mais focado no ensino técnico e em graduações específicas.

Assim, uma opção comum para estudantes brasileiros é cursar um “Associate Degree” em solo americano. Esse programa de dois anos permite uma formação acadêmica sólida e pode ser uma opção para quem deseja se transferir para uma universidade no futuro.

Por sua vez, os colleges canadenses oferecem uma ampla variedade de cursos em áreas práticas, como tecnologia, negócios, saúde, artes, design, culinária, entre outras.

Essas alternativas têm uma abordagem direta e focam no desenvolvimento de habilidades úteis para o mercado de trabalho. 

Melhores opções de estudo em universities

Por outro lado, se você prefere fazer intercâmbio em universidades, saiba que boas opções não faltam. Os países mais relevantes do mundo abrem anualmente vagas para estudantes estrangeiros de diversas áreas.

Como a First Gate está há anos realizando o sonho de brasileiros que desejam estudar na Austrália, vamos focar nas principais oportunidades desse lugar incrível. Lá sobram instituições de educação de qualidade.

University

 1. Cursos de negócios e administração

Essas duas áreas são populares para estudantes estrangeiros na Austrália, pois muitas instituições de ensino do país estão bem posicionadas em rankings globais de educação e possuem um corpo docente experiente e qualificado.

Entre as graduações mais relevantes está o curso de Administração de Empresas (Bachelor of Business Administration). Ele dá uma visão geral do mundo dos negócios e incentiva os alunos a explorar vários setores, como marketing, finanças, recursos humanos, operações e empreendedorismo.

Além disso, depois de formados, os intercambistas podem solicitar um visto de trabalho para ter a experiência profissional no país, o que é uma excelente oportunidade.

2. Diversos tipos de engenharia

Na hora de escolher o que estudar na Austrália, diversas pessoas nem gaguejam: vão logo à engenharia! Isso acontece porque o lugar possui universidades que concedem vagas em diferentes nichos da área.

Por exemplo, lá são bem fortes as engenharias civil, mecânica, elétrica, eletrônica e de computação. Os alunos têm acesso a laboratórios equipados, workshops e projetos de engenharia reais que os ajudam a desenvolver habilidades práticas e aplicar seus conhecimentos teóricos.

Ademais, após a conclusão da graduação, os estudantes podem continuar seus estudos em especializações, mestrados ou doutorados, melhorando ainda mais sua formação.

3. Cursos da área da saúde 

A Austrália disponibiliza uma pluralidade de cursos relacionados à saúde, como graduações em enfermagem, medicina, fisioterapia, odontologia, nutrição, psicologia e muitos outros.

Um dos benefícios das Universities é que elas dão um grande enfoque na aprendizagem prática. Os intercambistas têm a oportunidade de realizar estágios, consultas, simulações e trabalho de campo para aplicar seus conhecimentos em cenários reais.

Àqueles alunos que se sentirem chamados a aprofundar na área de pesquisa, encontrarão um terreno fértil para isso. Os australianos valorizam demais iniciativas assim. Sobram laboratórios, projetos e incentivos para a produção de novos estudos.

4. Tecnologia da Informação (TI)

Em um mundo cada vez mais digital e tecnológico, é natural que os países necessitem de especialistas em tecnologia da informação. Na Austrália o mesmo acontece.

O lugar proporciona uma educação de alta qualidade, pois muitas universities do país estão entre as melhores do mundo neste tema. Inclusive algumas têm cursos e programas reconhecidos em vários continentes.

E o mais legal é que certas instituições têm parcerias com a indústria de TI, o que pode resultar em chances de estágio e de trabalho para estudantes de intercâmbio. Essas experiências práticas podem enriquecer a formação e dar um peso maior no currículo.

5. Formações sobre turismo e hotelaria

Apesar de não ser tão popular quanto os assuntos anteriores, a área de turismo e hotelaria está em constante crescimento, principalmente nestes anos pós-pandemia.

As universidades australianas têm várias formações sobre o assunto, desde graduações em Gestão de Hospitalidade até cursos especializados em Turismo Sustentável, Eventos e Gestão de Atrações Turísticas.

Para aumentar sua possibilidade de ser aceito em um programa de intercâmbio, comece hoje a pesquisar boas instituições, preparar uma inscrição completa e destacar suas habilidades, principais experiências e motivações para estudar nesse setor.

Lembrando que é prudente diversificar suas opções de universities, para aumentar suas chances de ser aceito em pelo menos uma delas.

Como escolher um bom college e university?

Para acertar em cheio na escolha, a primeira coisa a ser observada é a reputação da instituição. Pesquise cuidadosamente sobre as classificações acadêmicas, histórico de ensino e qualidade dos cursos oferecidos. Veja se outros brasileiros ou sul-americanos tiveram boas experiências no local.

A seguir, verifique se ela realmente permite programas de intercâmbio, se possui os cursos que você deseja realizar e se há suporte e orientação para estudantes internacionais, incluindo programas de orientação, assistência com visto e acomodação.

Considere também a localização do college ou da university. Examine se a cidade tem as comodidades que você precisa durante seu intercâmbio. Com essas dicas você tem tudo para estudar numa boa instituição de ensino!

Requisitos para estudar na Austrália

Por fim, é fundamental entender os requisitos para entrar num college ou numa university australiana. Vale ressaltar que as exigências podem variar dependendo da instituição de ensino e do curso, então é necessário pegar as informações direto na fonte.

De modo geral, para ser intercambista de um college é necessário:

Para cursar em uma university, os requisitos são semelhantes. As principais diferenças estão nos documentos pedidos pela instituição. Portanto, é sempre bom fazer um planejamento com antecedência.

Saiba como fazer um intercâmbio na Austrália!

Depois de entender a diferença entre college e university, que tal realizar o sonho de fazer um intercâmbio na Austrália? Você pode se juntar ao grupo seleto de brasileiros que tem a maravilhosa experiência de estudar no exterior!

Com a First Gate tudo fica mais fácil. Somos uma agência especializada em programas educacionais australianos. Temos uma equipe de profissionais experientes que te ajudará a planejar, organizar e aproveitar ao máximo sua jornada de estudos internacionais. Quer saber mais sobre essa oportunidade? Converse agora com os nossos atendentes e descubra todas as vantagens que te esperam!

Quero fazer intercâmbio