Que tal melhorar sua gramática em inglês de forma mais rápida? Você está prestes a descobrir dicas que vão acelerar seu aprendizado e aumentar a autoconfiança na hora de falar e escrever no idioma!
Então se você pensa em viajar ou estudar na Austrália, comece hoje a colocar em prática cada uma das estratégias que vamos ensinar. Iniciemos!
Aprender gramática em inglês é realmente importante?
De um lado, há quem afirme que aprender as regras gramaticais em inglês nem sempre é necessário. Do outro, existem pessoas que falam em alta voz que a gramática é essencial. Tudo leva a crer que este segundo grupo está com a razão.
É claro que o assunto não deve ser a única preocupação de quem está estudando a língua inglesa, mas essas regrinhas são fundamentais para quem viverá por um tempo em um país que utiliza o idioma.
É por meio delas que os brasileiros podem:
Melhorar sua compreensão do inglês
A gramática fornece as normas e estruturas necessárias para entender as frases e textos. Ao conhecer esses princípios, os estudantes podem reconhecer o sujeito, o verbo, o objeto e outros elementos essenciais para a construção do significado de uma frase.
Além disso, também é possível deduzir o significado de palavras desconhecidas com base em sua posição e função na sentença. Isso é especialmente útil durante a leitura, quando encontrar palavras desconhecidas é comum.
Formular frases mais assertivas
Durante o aprendizado da língua, é normal falar ou escrever frases que tenham erros de concordância ou que não fazem muito sentido para um nativo. Saber a gramática em inglês auxilia numa comunicação mais clara e exata.
Conversar com precisão evitará mal-entendidos, algo vital nos contextos profissionais, acadêmicos e sociais, e por consequência aumentará sua autoestima durante papos formais ou cotidianos.
Construir um vocabulário mais rico
Nem todos percebem, mas a gramática e o vocabulário têm uma relação bem próxima, pois muitas palavras podem mudar de sentido ou função dependendo do contexto gramatical em que são usadas.
Então, por exemplo, os brasileiros que precisam aprender o vocabulário da construção civil na Austrália, podem ter a vida facilitada se entenderem as principais regras gramaticais do idioma. O mesmo vale para as outras áreas profissionais.
Melhorar resultados em exames e certificações
A importância do inglês, especialmente para estudantes de intercâmbio, fica ainda mais destacada quando o assunto são provas e certificações.
Muitas pessoas ficam preocupadas com a comprovação financeira para intercâmbio na Austrália e se esquecem que ter proficiência na língua inglesa também é um dos requisitos para alguns poucos cursos.
Certas universidades e instituições de ensino exigem que estudantes internacionais façam testes do idioma antes de serem admitidos em cursos acadêmicos.
Portanto, para se dar bem em exames de proficiência como o IELTS (International English Language Testing System) ou o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), só entendendo a gramática.
Conheça as principais regras gramaticais em inglês
Considerando as muitas diferenças entre o inglês e o português, existem diversas regras gramaticais inglesas que os brasileiros devem aprender para se comunicar de uma maneira correta.
Uma delas é a conjugação de verbos. No inglês, os verbos têm apenas três formas básicas: a base, a do passado simples e a do particípio passado, que é usada para construir os tempos verbais compostos. Por exemplo, a expressão “to go” (ir) fica como go, went e gone.
Também é necessário aprender a ordem das palavras em uma frase em inglês, que pode variar a depender do tipo de frase e da ênfase que se deseja dar a certos elementos.
Há ainda outras regras importantes, como o uso de artigos (the, a, an), advérbios, adjetivos comparativos e superlativos, tempos verbais (simple present, present continuous, present perfect, etc), preposições, conjunções, condicionais e discurso direto e indireto.
Principais dicas para melhorar sua gramática
Agora que percebemos a importância e as principais normas da linguagem, podemos abordar as principais estratégias que ajudam no ensino da gramática em inglês para brasileiros.
Confira, a seguir, as 6 dicas que vão acelerar o seu aprendizado. Coloque-as em prática diariamente, assim o resultado virá com ainda mais velocidade.
1. Identifique suas principais dificuldades
O primeiro ponto é fazer uma autoavaliação honesta de suas habilidades na língua inglesa, pois assim ficará mais simples saber em que colocar maior atenção.
Tente identificar quais áreas da gramática você se sente inseguro, em que ocasiões comete erros frequentes e pense nas estruturas gramaticais que tem dificuldade em usar nas frases ou conversas.
Se estiver fazendo um curso de inglês, peça feedback aos seus professores, eles podem apontar quais áreas precisam de mais prática e fornecer dicas para melhorar.
Uma vez que você tenha entendido os seus pontos fracos, siga as próximas dicas para acelerar seu aprendizado no inglês.
2. Estude um pouco todos os dias
Sabia que se você estudar de forma sistemática todos os dias, nem que seja por alguns minutos, em pouco tempo você terá uma evolução considerável?
Quando seguimos um plano organizado e consistente para aprender as regras gramaticais e como elas são aplicadas em diferentes contextos, o ensino flui naturalmente e nosso cérebro consegue criar conexões mais profundas.
Por isso, separe um tempo para estudar o assunto. Da mesma forma que 30 minutos de atividade física por dia transforma a saúde de qualquer pessoa, passar ao menos meia-hora entendendo e praticando as normas do idioma aperfeiçoará a sua comunicação oral e escrita.
3. Lembre-se de fazer exercícios gramaticais
Atenção, não fuja das atividades! Embora às vezes sejam monótonos, os exercícios gramaticais oferecem a oportunidade de aplicar as regras aprendidas em situações reais e consolidar o conhecimento da língua.
Por meio deles você pode identificar e corrigir os erros que comete com frequência, aplicar as normas em diferentes situações, memorizar as melhores estruturas de frases e palavras para cada ocasião, e assim por diante.
Uma orientação legal é começar com atividades mais simples (seja de forma manual, em sites ou aplicativos) e, gradualmente, aumentar a complexidade. Isso ajudará você a construir confiança e aumentará a sua motivação.
4. Assista filmes, séries e podcasts em inglês
Para adicionar algumas pitadas de diversão ao seu estudo, use filmes, séries e podcasts com o intuito de entender melhor a gramática em inglês.
Quando assistimos esses conteúdos regularmente, estamos expostos a estruturas de frases autênticas e naturais em contextos reais de uso. Isso ajuda a internalizar tais regras de maneira mais fácil.
Além disso, a prática permite que você aprenda o inglês falado no dia a dia e não apenas a forma culta abordada nos livros didáticos, algo importante principalmente para quem fará intercâmbio ou permanecerá no país por um bom tempo.
Para aproveitar ao máximo o entretenimento aliado ao ensino, use legendas em inglês e anote palavras, frases ou estruturas gramaticais que você não entendeu e pesquise sobre elas.
5. Pratique a conversação
Tentar falar o idioma de maneira correta é fundamental para evoluir na fluência, no vocabulário e também na gramática. Na conversação, você está usando as regrinhas dentro de um contexto, assim dá para compreender como as expressões são utilizadas em diferentes situações e momentos.
Ademais, vale lembrar que em um diálogo é necessário dar respostas rápidas. Isso impulsiona sua habilidade de pensar e formar frases em inglês com mais agilidade.
Uma das melhores formas de praticar a conversação é ter contato frequente com pessoas que falam a língua inglesa. Inclusive, essa é uma das boas razões para estudar na Austrália. Contudo, há também outras maneiras interessantes de se comunicar com nativos.
Por exemplo, na internet achamos facilmente grupos, comunidades e bate-papos que têm o intuito de fazer a galera ter contato com o inglês.
6. Utilize ferramentas de apoio
Finalmente, existem vários recursos que podem auxiliar no aprendizado da gramática em inglês — do entendimento das regrinhas até a fixação do conhecimento que foi adquirido.
Um dos mais utilizados são os aplicativos como Duolingo, Babbel e Memrise, que oferecem lições interativas sobre o tema. Eles incluem exercícios variados para praticar regras gramaticais e dão correções e feedbacks que ajudam no desenvolvimento do estudante.
Por sua vez, há também plataformas de ensino, como o italki, Verbling e Preply, que realizam um bom trabalho. Elas disponibilizam aulas particulares com tutores nativos ou professores qualificados, que podem dar orientação personalizada e macetes para acelerar o estudo.
Além dessas opções, existem dicionários bilíngues e ferramentas de tradução que por vezes podem ser utilizados para verificar significados e conjugações de verbos em contextos específicos.
Aprimore seu inglês! Faça um intercâmbio com a First Gate!
Como você viu nas dicas de gramática, uma das melhores formas de aperfeiçoar sua fluência no inglês, melhorar a compreensão e assimilar as regras de linguagem é por meio da exposição frequente ao idioma.
Assim, uma ótima oportunidade é realizar um intercâmbio na Austrália com a First Gate! O país é muito acolhedor, é cheio de pontos turísticos incríveis e principalmente: tem muitas chances de trabalho e estudo! Com a gente você terá todo o apoio e segurança necessários para viver uma experiência maravilhosa em terras australianas. Entre em contato para conhecer as vantagens que te esperam!