Quando o assunto é crescimento acadêmico e profissional, estudar na Austrália é uma das melhores opções! O país é famoso no mundo inteiro pela ótima educação que possui.
Por isso, preparamos um guia que te ajudará a descobrir as principais oportunidades de estudo presentes em solo australiano. Depois de conhecer cada uma, sua vontade de fazer um intercâmbio aumentará ainda mais. Está preparado?
Como é estudar na Austrália?
Estudar em outro país é o sonho de muitos brasileiros, afinal é uma experiência incrível que traz muitos benefícios. Se o intercâmbio for feito na Austrália, a vivência promete ser marcante.
Além das excelentes instituições de ensino presentes no país (algo que falaremos mais adiante), existe diversidade cultural, há um estilo de vida descontraído e pontos turísticos encantadores.
Entre uma aula e outra, os estudantes podem aprender na prática sobre diferentes culturas, pois as universidades têm alunos de diferentes regiões do mundo. Imagine provar várias culinárias, entender novas tradições e conversar com pessoas tão distintas. É uma experiência única.
Outra coisa legal é que os australianos têm um jeito leve de viver e apreciam atividades ao ar livre. Essas duas coisas são úteis para aliviar o estresse causado pelos estudos e trabalho.
Cursos para estudar na Austrália
Em seus programas de intercâmbio, a Austrália oferece uma ampla variedade de cursos, pois no país há diversas instituições de ensino qualificadas.
Para se ter ideia, existem cerca de 43 universidades/faculdades e 59 institutos que abrem turmas regularmente para diferentes áreas de conhecimento. Muitos desses locais possuem vagas para intercambistas.
Conheça, a seguir, algumas opções de cursos disponíveis em terras australianas.
Cursos de inglês
Quem busca aprimorar os conhecimentos do idioma inglês, amará os cursos disponíveis para estudar na Austrália.
O ensino abrange as principais habilidades linguísticas, incluindo leitura, escrita, audição e fala. Há um trabalho para melhorar a compreensão de textos no idioma, aperfeiçoar a escrita de textos mais formais, desenvolver habilidades de escuta e praticar a comunicação oral em situações da vida real.
Os cursos podem ter diferentes durações e intensidades, variando de algumas semanas a meses, a depender das necessidades e objetivos do aluno. Portanto, faz sentido realizar um intercâmbio para estudar inglês. A evolução na língua será enorme.
Cursos técnicos (TAFE)
Conhecidos como TAFE (Technical and Further Education), esses cursos são as opções mais populares para intercambistas.
Eles são formações projetadas para fornecer competências práticas e treinamento principalmente nas áreas de: hotelaria, turismo, design, tecnologia da informação, culinária, construção, cuidados de saúde, administração e engenharia.
A ideia dos TAFE é preparar os estudantes para ingressar no mercado de trabalho com segurança e boa qualificação. Eles costumam durar entre 6 meses e 2 anos.
Cursos vocacionais (VET)
Embora também tenham o objetivo de treinar alunos para o mercado de trabalho, os VET (Vocational Education and Training) geralmente são mais curtos do que os cursos técnicos, pois duram poucos meses.
Além disso, os cursos vocacionais são mais acessíveis para matrícula, porque são feitos para receber estudantes de diversos níveis de habilidade e experiência.
Uma característica marcante dos VET é o foco na prática. As pessoas têm a chance de adquirir experiência por meio de estágios, colocações profissionais e projetos reais, dependendo do curso e da área de estudo.
Cursos de graduação, pós-graduação e mestrado
Na Austrália, os cursos de graduação prolongam-se por três ou quatro anos em média. Os mais procurados por brasileiros são nas áreas de gestão, engenharia, tecnologia da informação e comércio.
Vale citar que os estudantes que querem fazer intercâmbio podem se inscrever para uma graduação completa ou optar por um período específico de estudos.
Já os cursos de pós-graduação incluem Graduate Certificates (certificados de pós-graduação) e Graduate Diplomas (diplomas de pós-graduação). Essas formações perduram de 6 meses a 1 ano e meio e são projetadas para fornecerem conhecimentos especializados.
Por fim, as opções de mestrado são altamente valorizadas e reconhecidas, tendo duração de 1 a 2 anos. Dá para se inscrever em cursos completos ou como parte de um programa de intercâmbio.
Cursos de negócios
Para fechar essa seleção, um dos cursos mais buscados por intercambistas: formações relacionadas à negócios! Tais opções são ideais para você que busca conhecimento atualizado e uma vasta redes de contato. Há cursos voltados para gestão, marketing, finanças, contabilidade, empreendedorismo, comércio e tantos outros.
Ademais, durante as aulas é possível aumentar o networking e usar ferramentas importantes para o crescimento de certos negócios. A experiência conquistada é imensurável.
Curiosidades sobre o ensino australiano
Antes de estudar fora do Brasil, é bom entender como funciona o ensino no país escolhido, pois isso facilita a adaptação e a velocidade de aprendizado.
Por exemplo, você deve lembrar que é preciso ter um visto de estudante para conseguir estudar em tempo integral na Austrália. Esse documento é concedido mediante carta de aceitação de uma instituição educacional australiana, domínio do idioma inglês, seguro de saúde e comprovação financeira para fazer o intercâmbio.
Outra curiosidade é que as universidades e institutos do país oferecem uma variedade de serviços de apoio aos alunos. Há atividades de orientação acadêmica, suporte linguístico, projetos sociais e culturais, assistência no suporte de visto, entre outros.
Por último, é bom saber que a empregabilidade de intercambistas pode ser bastante favorável, pois o mercado de trabalho australiano é robusto e cheio de oportunidades.
5 benefícios de estudar na Austrália
Agora que descobrimos como é a experiência dos alunos no país e quais os cursos mais procurados, mostraremos outras razões para você estudar na Austrália.
A lista de benefícios é grande, mas selecionamos os 5 principais para você perceber quão rica é a oportunidade de realizar um intercâmbio no lugar.
1) Aprimorar o inglês
Sabe na sua infância, quando todos falavam sobre a importância de falar inglês? De lá para cá, podemos afirmar que essa necessidade só aumentou.
Saber se comunicar na língua inglesa e compreender o idioma permite que você tenha acesso aos principais conhecimentos do mundo, ajuda a estabelecer conexões com pessoas internacionais e aumenta as oportunidades no mercado de trabalho.
Por isso, aprimorar o inglês no dia a dia australiano ou fazendo cursos específicos para isso, alavancará sua vida e carreira a um patamar superior.
2) Acesso a uma educação de ponta
Poucos países no mundo possuem uma educação com tanta qualidade. Esse bom resultado é consequência da qualificação dos professores, da ótima infraestrutura e das exigentes avaliações feitas em cima das instituições.
Vale destacar que a educação na Austrália valoriza o aprendizado prático e experiencial, auxiliando os estudantes a aplicarem os conhecimentos teóricos em situações do mundo real. Isso pode incluir estágios, projetos de pesquisa e trabalhos práticos.
Assim, quem se forma no país, estará preparado para trabalhar em qualquer lugar, pois ainda que surjam desafios, a pessoa terá um vasto repertório para solucioná-los.
Sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, de forma que qualquer qualificação a mais pode ser um diferencial na busca por uma vaga. Pois bem, imagine então quão valioso é um currículo que possui estudos e experiências internacionais, em um país de primeiro mundo.
3) Maior peso ao currículo
Ter uma formação educacional na Austrália indica aos empregadores que você recebeu um ensino de alto nível, o que tende a aumentar sua credibilidade e abrir portas profissionais.
Além disso, essa vivência no exterior mostra sua adaptabilidade e capacidade de comunicação, afinal não é fácil aprender palavras e jargões profissionais em outro idioma, como o vocabulário da construção civil na Austrália ou gírias de outras áreas.
4) Networking internacional
Por estudar em um país que tradicionalmente reúne estudantes e profissionais de destaque, fica fácil relacionar-se com pessoas que têm a possibilidade de te ajudar no presente ou futuro.
Esse auxílio pode acontecer por meio de orientações sobre a universidade, matérias específicas e rumos de carreira, ou mediante oportunidades de trabalho (como estágios, empregos ou empreendimentos). Há vários casos famosos de sócios ou parceiros de negócios que se conheceram durante as aulas.
5) Desenvolvimento pessoal
Finalmente, realizar um intercâmbio na Austrália também pode ser útil no seu desenvolvimento pessoal. Ao ter essa vivência, muitas situações surgirão e contribuirão para o seu crescimento.
Você precisará lidar com tarefas diárias, gerenciar finanças, cuidar da sua saúde, resolver problemas logísticos e adaptar-se a um novo ambiente. Aprender a resolver os afazeres e dificuldades te ajudará a desenvolver a resiliência.
Outras virtudes que também tendem a evoluir durante o intercâmbio são a independência, a coragem, a empatia e a adaptabilidade. Perceba que, se você aproveitar a vivência, terá tudo para se tornar uma pessoa melhor.
Realize seu sonho! Estude na Austrália com a First Gate!
E aí, já preparou as malas? Estudar na Austrália é uma oportunidade de ouro para a sua vida! Conte com a First Gate para realizar esse sonho.
Antes e durante o intercâmbio, é comum surgirem dúvidas e desafios que precisam ser vencidos. Se você tiver uma equipe de profissionais experientes ao seu lado, tudo é solucionado de forma mais fácil e rápida.
Como agência de intercâmbio especializada em programas educacionais australianos, oferecemos suporte completo para ajudar você a planejar, organizar e aproveitar ao máximo sua jornada de estudos internacionais. É mais tranquilidade para você!Junte-se à First Gate e torne seu sonho uma realidade! Converse agora com os nossos atendentes e descubra todas as vantagens que te esperam!