E se você pudesse estudar e trabalhar na Austrália, um dos países mais atraentes do mundo? Muitos estudantes brasileiros escolhem o lugar por causa das grandes oportunidades de crescimento acadêmico e profissional.

Quem consegue um emprego durante o intercâmbio pode ganhar experiência, ter maior fluência no inglês e ainda aumentar a rede de contatos para o futuro.

Confira, a seguir, como encontrar vagas de emprego na Austrália, quais as melhores opções para estudantes e outros assuntos que facilitarão sua vivência como intercambista!

Requisitos para trabalhar na Austrália

Como ir trabalhar na Austrália, sendo um estudante de intercâmbio, é a dúvida de muitas pessoas. Para alcançar esse objetivo, alguns passos devem ser seguidos.

O primeiro deles é ter um visto válido, o que é indispensável para entrar no país. Esse visto de estudante específico permite que os intercambistas trabalhem por um número parcial de horas por semana durante o período letivo e em tempo integral ao longo das férias.

Para consegui-lo, é necessária carta de aceitação de uma instituição educacional australiana, domínio do idioma inglês, comprovação financeira para intercâmbio e seguro de saúde. Geralmente todo o processo dura 40 dias.

O segundo passo é estar devidamente matriculado em um curso de graduação, pós-graduação ou de ensino vocacional, pois eles cumprem as condições para obter um visto de estudante que permita trabalhar.

Por fim, é preciso ter o documento Tax File Number (TFN), que equivale ao CPF no Brasil. Você pode tirá-lo pelo site do governo australiano.

Como encontrar empregos na Austrália 

Como encontrar emprego na Austrália

Requisitos cumpridos? Então será hora de procurar empregos na cidade australiana onde você estará morando. Como dito acima, existem dois tipos disponíveis: o Part time (trabalhos de meio período para estudantes) e o Full time (tempo integral).

Assim como no Brasil, na Austrália há diferentes maneiras de conseguir uma oportunidade de trabalho. Nas próximas linhas selecionamos as mais eficazes!

Assistência da Instituição de Ensino

Sabia que muitas universidades e instituições de ensino têm departamentos dedicados a auxiliar os estudantes na busca por empregos? Eles podem fornecer informações sobre vagas de trabalho, workshops e até mesmo programas de estágio.

Por isso, consulte regularmente esses setores da universidade, quem sabe um cargo esteja te esperando.

Agências e serviços de recrutamento

Em uma rápida pesquisa online ou com estudantes locais, você encontrará agências experientes em conectar candidatos a empregadores, como a Seek, a Indeed e a Gumtree. Achar empresas na Austrália que contratam brasileiros também pode ficar mais fácil com a ajuda profissional.

Assim, saiba como fazer um bom currículo e deixe o restante com a agência. É possível que em pouco tempo você seja chamado para entrevistas.

Redes sociais e grupos online

Esteja antenado em perfis e comunidades online relacionados ao seu campo de interesse ou localização na Austrália. O Facebook, por exemplo, possui grupos voltados para estudantes internacionais e oportunidades de emprego. Fique atento às postagens e anúncios publicados.

Network e contatos pessoais

O bom e velho networking também pode ser muito útil em solo australiano. Conversar com colegas de classe, professores, ex-alunos ou mesmo brasileiros que moram no país tem tudo para dar certo.

Portanto, ao descobrir alguma empresa, comércio ou local que esteja contratando estudantes, entre em contato e envie seu currículo ou carta de apresentação. Essa proatividade é admirada em qualquer lugar do mundo.

Vagas para quem fala português

Para a surpresa de muitos, existem vagas na Austrália para quem fala português! Empresas que prestam serviços de turismo, lazer, idiomas ou que possuem um público de língua portuguesa costumam contratar brasileiros e portugueses para essas oportunidades.

Mas atenção, lembre-se que você só poderá trabalhar em horário parcial, pelo menos durante o ano letivo. Deixe isso claro para os empregadores. 

Vagas em varejo, hotéis e serviços administrativos

Por último, é interessante falar que alguns setores de trabalho são famosos por empregar estudantes de intercâmbio. É o caso lojas de varejo, shopping centers, restaurantes, cafés, hotéis e escritórios. Assim, foque suas buscas nessas áreas para conseguir um emprego mais rapidamente.

Cidades com mais oportunidades

Entre as cidades com mais oportunidades de emprego para estudantes de intercâmbio, Sydney vem em primeiro lugar.

Por ser a maior metrópole da Austrália, ela tem um mercado de trabalho amplo e diversificado. Costumam surgir muitas vagas para os ramos de turismo, serviços, varejo e marketing.

Já a cidade de Melbourne também pode ser uma boa opção, tendo opções principalmente ligadas ao marketing, design e tecnologia. Bisbane, por sua vez, destaca-se por ter maiores chances nas áreas de turismo, educação e saúde.

Para fechar a lista, Perth, localizada na costa oeste da Austrália, tem uma economia forte e bons trabalhos em setores como mineração, engenharia, construção, turismo e serviços. A cidade também tem uma alta demanda por profissionais que atuam no ramo de petróleo e gás.         

Melhores profissões para atuar na Austrália

profissões para atuar na Austrália

Vários estudantes têm a curiosidade de saber quais as melhores profissões para trabalhar no exterior, especialmente na Austrália.

De um modo geral, as opções mais relevantes dependem da demanda no mercado de trabalho, perspectivas de crescimento profissional, salários e preferências pessoais. Olha algumas áreas que se destacam:

Tecnologia da Informação (TI)

O mundo precisa cada vez mais de profissões relacionadas à TI, e na Austrália não é diferente. Diversas empresas precisam de desenvolvimento de software, análise de dados, segurança cibernética, engenharia de software e outros serviços ligados à tecnologia.

Portanto, se você pretende fazer cursos relacionados a esses temas, saiba que terá boas chances de conseguir estágios e trabalhos interessantes. 

Serviços da área da saúde

 A Austrália é conhecida por ter um sistema de saúde de grande qualidade, com altos padrões de atendimento de saúde. A população costuma valorizar muito as pessoas que exercem funções nessas áreas.

O setor oferece vagas de emprego para profissionais que atuam na área da medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição e odontologia. Há acesso a recursos e tecnologias avançadas, além de chances de desenvolvimento profissional contínuo. 

Construção e engenharia

A indústria de construção australiano é robusta e diversificada, pois inclui áreas residenciais, comerciais, industriais e ligadas à infraestrutura. Isso dá oportunidades para pessoas de diferentes campos, como carpintaria, engenharia civil, elétrica e arquitetura.   

Finanças e contabilidade

As cidades mais populosas possuem inúmeras empresas e instituições financeiras. Dessa forma, profissões como contadores, analistas e consultores financeiro costumam ser bem requisitados. 

Ao procurar vagas, lembre-se de quantas horas o estudante pode trabalhar na Austrália e, se possível, escolha aquelas que ajudarão você a sustentar o custo de vida para intercambistas no país.

Dicas para se destacar em entrevistas de emprego

Como se destacar em entrevistas de emprego

Após encontrar uma boa oportunidade, será preciso passar pela entrevista de emprego. Essa tarefa nem sempre é fácil, mas, com algumas dicas, fica bem mais tranquila.

De antemão, pesquise sobre a empresa para entender a cultura, princípios e trabalhos que são desenvolvidos. Isso mostrará seu interesse e dedicação em relação ao serviço.

Ademais, faça de tudo para ser pontual e se vestir adequadamente. Lembre-se que a primeira impressão é importante e mostra seu respeito pelo processo seletivo.

No momento da conversa, destaque suas experiências relevantes (caso as tenha) e foque nas suas principais habilidades. Mostre que tem disposição para aprender e consegue se adaptar a diferentes contextos e situações.

Quando chegar os momentos finais, faça perguntas interessantes sobre o serviço e a empresa (como salário e chances de crescimento) e agradeça pelo tempo da pessoa.

Quanto ganha os intercambistas que trabalham na Austrália

O salário dos estudantes que fazem intercâmbio e trabalham varia de acordo com o emprego, horário, localização e nível de experiência.

Por exemplo, muita gente pesquisa quanto ganha um pedreiro na Austrália, já que o setor de obras é bem estabelecido no país. Se a pessoa for aprendiz ou assistente, ganhará uma porcentagem do salário mínimo. Já se tiver experiência, naturalmente terá ganhos maiores. Aliás, entender o vocabulário da construção civil na Austrália pode facilitar a busca por oportunidades nessa área.

Vale lembrar que, no país, o salário mínimo é atualizado anualmente. Hoje em dia está por volta de 21,38 dólares australianos por hora.

Conheça os direitos trabalhistas australianos

Além de ganhar experiência e aprimorar o inglês, os estudantes de intercâmbio têm os mesmos direitos trabalhistas que os demais funcionários, como férias remuneradas, licença médica, descanso semanal e questões relacionadas a demissões, rescisões contratuais e condições de trabalho justas.

Ademais, os intercambistas recebem pelo menos o salário mínimo, de acordo com a idade, tipo de trabalho e setor de emprego, como vimos acima.

Caso queira conhecer as leis trabalhistas na Austrália com mais detalhes, consulte as informações disponíveis no site da Fair Work Commission, uma instituição que trata sobre o assunto.

Viva as melhores experiências com a First Gate

Viu como é interessante fazer um intercâmbio para trabalhar e estudar na Austrália? Seu currículo ganha um peso maior, você aprimora muito o seu inglês e ainda ganha uma enorme bagagem cultural para a vida!

E tudo isso fica melhor quando você está junto com a Firts Gate! Estamos há anos proporcionando a estudantes intercambistas as melhores oportunidades de programas educacionais na Austrália.

Conheça todas as vantagens de estar conosco e tire suas dúvidas. Entre em contato e dê o primeiro passo para fazer um maravilhoso intercâmbio em solo australiano!

Quero fazer intercâmbio
Categorias: Australia