Com uma área de mais de 7.500.000 km2 a Austrália é considerada, ao mesmo tempo, a maior ilha e o menor continente do mundo, assim como também o sexto maior país em território. Apesar de a Austrália possuir uma vasta extensão, a maior parte de seu território é desértico, sendo 40% coberto por dunas. Como as terras férteis e o melhor clima estão situados próximo ao litoral, principalmente na costa leste, são nessas regiões que se encontra a maior parte de sua população.
A Austrália é considerada a mais plana, baixa e velha massa continental do mundo que, por se encontrar no meio de uma placa tectônica, não possui atividade vulcânica. Além disso, a possui o maior recife de coral de mundo, a espetacular grande barreira de corais localizada ao norte da costa leste, bem como os maiores monólitos (pedra) do mundo, o “Mount Augustus” em WA, e o famoso “Uluru”, que fica bem no centro do país.
Apesar da maior parte do país, principalmente o centro, ter clima árido e semiárido, a Austrália também possui o clima temperado (no sudeste), o subtropical (no sudoeste e nordeste), o tropical (no Norte) e um pouco de equatorial (no extremo norte). Porém, nas regiões que possuem ondas, os climas predominantes são subtropicais e temperados. Nos capítulos referentes a cada destino, estarão mais detalhadas as variações climáticas.
Austrália faz parte do continente da Oceania e é um país que possui seis estados, dois grandes territórios e alguns outros pequenos territórios. São eles: os estados de New South Wales (NSW), Queensland (QLD), Victoria (VIC), South Austrália (SA), Western Austrália (WA) e Tasmania (TAS); os territórios: Austrálian Capital Territory (ACT) e Northern Territory (NT); e dentre os pequenos territórios, encontram-se Jerveis Bay, Norfolk Island, Christmas Island, Cocos Island, Austrálian Antartic Territory e algumas ilhas desabitadas. O sistema de governo utilizado é a Monarquia Parlamentar e o Parlamentarismo Democrático; Elizabeth II é a rainha, porém o país é governado pelo primeiro-ministro e a capital do país é Camberra, que fica no “Austrálian Capital Territory”(ACT).
Mesmo com PIB inferior ao brasileiro, a Austrália possui o PIB per capita muito superior ao nosso, ou seja, o poder de compra de cada cidadão Australiano é maior que do Brasileiro. Diversos outros fatores socioeconômicos tornam a Austrália um dos melhores países para se viver. O país tem um dos melhores índice de desenvolvimento humano (IDH) do mundo, alta expectativa de vida, baixo nível de desemprego, baixa taxa de homicídios e alto nível de educação, entre outros.
A Austrália é também um continente com grande biodiversidade, possuindo fauna singular. Devido ao seu longo isolamento dos demais continentes, os animais e plantas se desenvolveram de maneira totalmente diferente do que nos outros continentes. Um dos sinais mais claros dessa diferenciação é a grande quantidade de marsupiais (mamíferos que carregam os filhotes em uma bolsa), como por exemplo, cangurus, coalas, wombats, possuns e o “diabo da Tasmânia”; a existência de alguns mamíferos monotremados, como o ornitorrinco e o echidna; e ainda a escassez de mamíferos placentários. Além desses, também existe uma grande diversidade de répteis, peixes e aves.
Já a flora Australiana é composta, sobretudo, de eucaliptos, acácias, vegetação rasteira do deserto e espécies de árvores remanescentes da época em que Austrália e Antártica ainda eram um mesmo continente.
Gostaria de saber mais sobre a Australia? fique de olho em nosso blog pois traremos em breve outras postagens relacionadas à geologia, clima, política, demografia, economia, sociedade, biodiversidade, dentre outros aspectos.