Apesar de ter uma história recente, por ser um dos últimos países a ser descoberto e colonizado pelos europeus, a Austrália é uma terra muito antiga e há mais de cinquenta mil anos aborígenes já a habitavam. Além disso, asiáticos já haviam pisado em terras australianas anos antes dos europeus a colonizarem. Para você conhecer um pouco dessa história, trago aqui um apenas um resumo dessa história, porém se você se interessar mais sobre o assunto, fique de olho em nosso blog pois traremos mais detalhes sobre isso em breve.
Primeiros habitantes
Não existe uma evidência clara da origem dos aborígenes, porém acredita-se que indígenas vindos do sudeste asiático chegaram à Austrália entre 50 mil anos a 60 mil anos atrás através de uma faixa de terra que ligava o continente australiano a Papua Nova Guiné e/ou Timor durante o período pleistoceno quando o nível do mar (devido a diversas glaciações) chegou a atingir 100 metros a menos do atual.
Foi então nos últimos 5.000 anos, que ocorreram os maiores avanços dos indígenas australianos. Foi criada nesses anos uma sofisticada estrutura da sociedade tribal, com história, religião, leis e regras transmitidas através do “Dreamtime” (com a tradução de tempo do sonho), além de do desenvolvimento de diversas ferramentas e o uso da agricultura como meio de sustento.
Ligação com a Ásia
Mesmo depois da ligação entre Austrália e Ásia ser inundada pelo oceano, asiáticos seguiram viajando para a Austrália através de barcos e assim fazendo trocas comerciais com povos da região norte da Austrália e com o passar do tempo o movimento de pessoas entre Indonésia, Papua Nova Guiné e Austrália tornou-se comum.
A chegada dos europeus
Apesar de alguns anos antes europeus terem passado perto ou até mesmo tocando em terra firme, foi em 19 de abril de 1770 que James Cook, como capitão da marinha da britânica, esteve em Botany Bay em Sydney. Nos meses seguintes seguiu viagem mapeando a costa leste da Austrália e assim proclamou sua posse à coroa britânica, batizando-a de New South Wales. Com isto a Inglaterra resolveria o problema de superpopulação de suas penitenciárias causada pela perda das colônias dos Estados Unidos. Deste modo a Inglaterra enviou seus primeiros prisioneiros que desembarcaram em Sydney Cove em 26 de janeiro de 1788 e lá formaram a primeira colônia da Austrália. Essa data tornou-se oficialmente o dia nacional da Austrália.
Durante o século XIX a Inglaterra foi descobrindo novas terras e assim proclamando sua posse e tornando-as suas colônias. Em meados deste mesmo século foi encontrado ouro na Austrália e assim começaram a surgir os primeiros imigrantes vindos da Europa, América do Norte e China.
O começo de uma nova nação
O século XX foi de grandes mudanças para Austrália. Logo em seu início deu-se a abertura do Parlamento da Austrália e Federação das Colônias sob domínio do império britânico, mas com mais liberdade e na forma de uma nação federativa que era composta de seis estados. Alguns anos depois foi criado o “Australian Capital Territory” e a capital australiana Camberra.
A Austrália hoje
Até hoje a Austrália é uma monarquia constitucional da qual Elisabeth II é sua rainha, porém com o governo e constituição independentes do reino, ou seja, mesmo estando o rosto da rainha estampado nas cédulas e moedas do dólar australiano, a Inglaterra não possui influência direta nas regras e políticas da Austrália. Assim, desde seu início como nação, a Austrália possui um sistema de governo sólido que se tornou muito eficaz nos últimos anos. Enfim, a Austrália em poucos anos se tornou uma grande nação, com economia estável, justiça social, boa qualidade de vida e ótima segurança. Além disso, é um dos países que mais investe em turismo, assim possui – além de excelentes ondas – diversas atrações e conta com ótima infra-estrutura para receber turistas vindos de diversas partes do mundo.