Saiba um pouco mais sobre a cultura e os hábitos australianos, entendendo um pouco mais do seu dia a dia neste post.
Diferentemente da cultura brasileira, os australianos prezam muito pela modéstia e humildade. Na Austrália valoriza-se mais o caráter do que conquistas e prêmios obtidos durante a vida. O respeito na terra dos cangurus faz parte da cultura local e é visível até nas profissões, por exemplo, onde não importa o prestígio da sua carreira, mas o que é valorizado é autenticidade. Reflexo disso é que a Austrália é considerada um país desenvolvido com oportunidades iguais para todos, desde áreas da saúde como educação. Além disso, os australianos prezam muito por relacionamentos saudáveis, com bom senso de humor e sinceridade. Isso pode ser explicado também pelo número de habitantes que vivem nas maiores cidades australianas são menores do que outras grandes cidades como Nova York, Hong Kong ou Tóquio, de maneira que bons relacionamentos podem futuramente facilitar negociações futuras.
O idioma oficial do país é o inglês, mas existem diferenciações na pronúncia de algumas palavras e no sotaque. Além disso, a Austrália é considerada um país laico, em virtude da liberdade e direito de escolha que o país prega na sua cultura. Com tamanha diversidade cultural, questões como igualdade de gênero, respeito a orientação sexual, respeito a todas as raças e etnias, religião ou cultura são respeitados pelos australianos.
Mas a Austrália não é feita só de australianos, o país é multicultural e atualmente ¼ da sua população migrou do exterior, outro quarto são de australianos com um dos pais nascidos também no exterior. Ou seja, metade da população é de fato australiana enquanto a outra parte é formada por estrangeiros. Isso deve-se ao fato de que além do país ter sido colonizado pela Grã-Bretanha, após a 2ª Guerra Mundial muitos europeus imigraram para a Austrália, essa presença pode ser vista até hoje por exemplo no trânsito, que utiliza o sentido de circulação de mão inglesa. Além disso, nos últimos tempos, as comunidades asiáticas e africanas se expandiram pelo território australiano. É importante ressaltar ainda a cultura aborígene, ou os índios australianos, que também participaram da história de formação da cultura australiana, além de serem considerados a mais antiga cultura viva no mundo.
E aí viajante, agora que já sabe um pouco mais sobre a cultura australiana (caso você queira saber um pouco mais sobre o clima da Austrália veja esse post) você já pode vir preparado e sem medo para essa imersão cultural. Quer começar a colocar em prática o seu plano para o país dos cangurus, entre em contato conosco que nós te ajudaremos no intercâmbio!
Boa viagem e nos vemos na Austrália!!
#culturaaustraliana #povoaustraliano #australianwayoflife